sexta-feira, 20 de julho de 2012

HISTÓRICO DO CEM



PROJETO EBENÉZER

Introdução

Em 1998-2000, Mouzinho trabalhou como assistente social no Centro de Recuperação de Crianças de Rua e drogadas em Maputo. Em 2000 recebeu uma bolsa de estudo ao Brasil para fazer o curso de Liderança e para o Ministério de Evangelização de Crianças, pela  APEC - Aliança Pro Evangelização das Crianças, após fazer o curso ele sentiu-se desafiado a doar sua vida para trabalhar de tempo integral na obra missionária - Levar o Evangelho de Cristo as crianças moçambicanas. Onde após ser aceito e aprovado, trabalhou na Região Sul de moçambique: Maputo, Matola e juntos com os colegas da equipe, levaram projetos missionários à outros lugares da Região Sul: Gaza e Inhambane até 2002.
Em Maio de 2002, Mouzinho foi designado (enviado) e desafiado a abrir o trabalho da APEC na região Centro-Beira, onde trabalha junto com sua família até hoje alcançando meninos e meninas com o Evangelho de Cristo e treinando mais obreiros para o mesmo ministério, com a graça de Deus tem trabalhado de forma incansável e expandindo a obra em outros cantos da Região Centro do País: Sofala (Beira, Dondo, Inhamatanda, Gorongosa), Manica (Chimoio, Gondola), Zambézia (Quelimane, Mocuba), em 2009 chegou em Nampula para visitar e sondar o campo (em cooperação dos missionários da MIAF - familia Potock).       


1. Apresentação do CEM:

Em 2004, no decorrer do trabalho missionário, numa das suas classes com cerca de 300-400 de crianças (crianças alcançadas semanalmente),  a família via a triste situação social que as crianças e suas famílias enfrentavam (falta de comida), pois muitas das crianças vinha a classe com fome (porque em casa não tinham nada de comer), por esse senário a família sentiu-se desafiada da necessidade de fazer algo mais para aquelas crianças, mas limitadas por falta de recursos (alimento, material, espaço e finanças), para isso, começou a orar. Certo dia o uma criança disse: “Tio João, todas as vezes que vamos à Mesquita, temos recebido comida, chá ou sopa com pão... mas, o que nós não gostamos é que para decorarmos o alcorão, eles nos batem, diferentemente daqui... Porque vocês não fazem isso aqui e ficamos todos com vocês e não precisaremos mais ir a Mesquita!!!”. Através do testemunho dessa criança a família entendeu como uma confirmação de Deus a iniciarem um projeto social que batizaram pelo nome “Projeto Ebenézer” o nome “EBENÉZER” significa “até aqui nos ajudou o Senhor”. Ao chamarem o projeto por este nome foi pelo reconhecimento da família de que Deus é e seria o único sustentador e a esperança daquelas crianças.  



Mesmo sem recursos, mas com esperanças, em 2005 a família requereu e foi cedido um espaço (terreno) de 3000 m/2 pelo conselho municipal. Mas pela demora na ocupação e construção (por falta de finanças), o espaço foi subtraído (cortado), ficando apenas 1.800 m/2



Em Junho de 2007, fizeram o lançamento da 1a pedra e começaram com as fundações da dependência onde atualmente mora o Zelador e os três principais blocos (Edificios). Essa dependência e a fundação dos 3 blocos, foram construída com ajuda de uma amiga (irmã Kristina), uma parte do sustento da família, outra parte da venda de roupa, brinquedo e material reciclável que o casal recolhia nas casas de amigos e missionários.  





Os 3 blocos principais medem 24m/2 cada com quatro divisões. Hoje apenas temos um bloco pronto, faltando outros 2 blocos, que servirão de salas de aulas, com uma biblioteca.




 DEUS LEVANTA PARCEIROS

Em 2006 recebemos a visita da irmã Rosemery Leberton da Good News Trust (GNT) e em 2008, foi a visita do Pr.Elias Caetano junto com Pr.Vanderley da Missão Mãos Estendidas (MME), foi quando compartilhamos a visão e as necessidades do Projeto e depois de terem visitado o espaço do Projeto (na altura só tinhamos uma casa do zelador e feito apenas a fundação do 1o bloco), Deus os despertou e os desafiou, prontamente inclinaram seus corações e aceitaram abraçar o Projeto ajudando na construção juntamente com a GNT. 

Graças a Deus a MME (e  seus cooperadores - Missão Cristã Portuguesa em Jersey), a Good News Trust (GNT), continuam dando apoio financeiro para manutenção e suprimento das necessidades do CEM e continuam sendo maiores parceiro/colaboradores  do CEM (tanto financeiramente, como espiritualmente). 

Por esses e outros motivos, louvamos a Deus pela vida desses irmão e amigos e também por novos parceiros (alguns amigos, irmãos e igrejas) do Brasil que também de forma fiel têm contribuído com um pouco que têm para abençoar essa obra. (Confira o relatório de entradas financeira e a porcentagem de participação dos nossos parceiro na pagina "Relatório Financeiro do CEM").


NOSSO ABRAÇO DE AGRADECIMENTO:


THANK YOU
                 TAKUNTA
                             TABONGA
                                          KANIMAMBO
                                                      KINA XUKURU
                                                                      ZIKOMO KUAMBIRI
                                                                                        KINNATHAMALA

M - U - I - T - O    O - B - R - I - G - A - D - O




Obs. O LEMA e a FILOSOFIA do CEM é VIVER em exercício de um trabalho TRANSPARENTE e FIEL a Deus e aos nossos cooperadores.


___________________________________

1. Objetivos Gerais:
O Projeto Ebenézer, existe como um desafio missionário de “Levar o evangelho de Cristo aos corações das crianças, e Cristo as crianças e da prática da assistência social”. Resgatar os valores morais e sociais (socioculturais, sócio-emocionais, espirituais (conhecimento e relacionamento com o seu criador), físicas e cognitivas) das crianças e consequentemente os seus familiares que estão em situação de risco e desfavorecidas.

2. Objetivos Específicos:
ü Atendimento e assistência às crianças e adolescentes órfãs e carentes de 6-14 anos
ü Levar alegria, esperança e amor de Cristo ao coração das crianças.

3. Área de Atuação – Social, Educacional, profissional e Espiritual.

4. Local do Trabalho: Beira, Moçambique – África.

5. Público alvo: Crianças e adolescentes de 06 a 14 anos de idade que estão em risco social em Moçambique

6. Quantidade ou Número de Crianças: O Projeto EBENÉZER pretende atender no máximo 200 crianças, mas atualmente tem 100 crianças que são atendidas diariamente.

7. Horário de atendimento: O Projeto funciona das 07.30 horas as 17.30 horas de segunda a sexta-feira. Aos Sábados e domingos são atendidas aproximadamente 400 crianças no programa evangelístico, PAC – “Programa Amigo das Crianças”.

II. Atividades e Programações:

1.  Evangelização – todos os dias são realizados evangelismo e discipulado com as crianças. Ao chegarem ao Projeto, no horário das 07.30 horas as crianças tomam o café, fazem a devocional, e vão ao reforço escolar.

2.  Educação – todos os dias de segunda a sexta-feira as crianças recebem aulas de alfabetização, reforço escolar e outras atividades psicomotoras e de coordenação motora.

3.  Recreação – As crianças participam de varias atividades recreativas (jogos de socialização, concursos, futebol, etc).

4.  Atividades profissionalizantes: Pretendemos no futuro implementar: A carpintaria, Culinária, corte-costura, crochê, bordado, aulas de musica, arte visual (desenho e pinturas).

  5.  Alimentação – As crianças são servidas diariamente, o café da manhã (pequeno almoço) e o almoço, devido a situação das crianças muitas delas quando chegam em casa não tem tido jantar (por falta de condições), o nosso desejo é passarmos a oferecer lanche antes de voltarem para suas casas. Mas desde já estendemos o nosso abraço de muito obrigado aos nossos parceiros: MME, GNT que tem nos ajudado não somente com alimento (manuntenção do Centro) mas também na construção do mesmo.

III. Trabalho com as famílias (Senhoras)

O Projeto EBENÉZER realiza atividades com as senhoras, que na sua maioria são pais e parentes das crianças. As atividades são: alfabetização, estudo da Palavra e seminários denominado “saúde na comunidade”,  e no futuro serão dadas aulas de corte-costura, crochê e culinária. A maioria das crianças e familiares são muçulmanas.

____________________________

IV. Breve informação sobre Moçambique

O nome Moçambique vem do nome de um imigrante árabe que descobriu Moçambique antes da chegada dos portugueses, chamado “Mussa La Mbique”. Atualmente, Moçambique tem 24 milhões de habitantes, 86% são desempregados, 40% são crianças de 0-15 anos.

1. Suas províncias: Moçambique tem uma área territorial de 799.380 Km2, que se estende como uma faixa comprida banhada pelo Oceano Índico. Apenas as províncias Manica, Tete e Niassa não são banhadas pelo mar.

2.  Na região Sul, estão as províncias: Maputo, capital Maputo, capital do país; Gaza, capital Xai-Xai e Inhambane, capital Inhambane.
3. Na região Central, estão as províncias: Sofala, capital Beira; Manica, capital Chimoio; Zambézia, capital Quelimane e Tete, capital Tete.
4. Na região Norte, estão as províncias: Nampula, capital Nampula; Niassa, capital Lichinga e Cabo Delgado, capital Pemba.

 6.    Sua triste situação: Moçambique, aparentemente rico por sua situação geográfica, com terras férteis e grandes jazigos minerais, é um dos países mais pobres da África, assim como do mundo. Isso tudo resultado de:

   (1)  Séculos de guerra e de colonização (1498-1975);
     (2) Décadas de Guerra civil (1976-1992)
(2)  Aplicação das teorias econômicas marxistas;
(3)  Extremos climáticos com enchentes e secas.
(4)  Elevado numero de mortalidade infantil, AIDS, Fome, má nutrição, malária, cólera, sarampo, Órfãos, viúvas, mutilados de guerra, analfabetismo, etc. Portanto, Moçambique é dependente de ajuda externa.

6. Sua religião: Desde 1988, com o fim do regime marxista, Moçambique tem gozado liberdade religiosa. Isso é bom por um lado, mas, por outro, o país encontra-se inundado pelas religiões e seitas que têm comprometido o futuro espiritual das pessoas, sobretudo das crianças.-  Islamismo, - Religiões tradicionais africanas
(o animismo) e outras seitas.

O desafio de nos dispormos a levar o genuíno evangelho, a palavra de esperança do Senhor Jesus, à nova geração, às crianças sem esperança, é imensa!

7. Quadro de trabalhadores: O Projeto conta hoje somente com a ajuda de voluntários (educadores, alimentação, cozinha, limpeza, etc). Recebem ajuda de custo de alimentação, transporte e material de higiene pessoal.
O Projeto EBENÉZER funciona atualmente somente com os recursos de ofertas oferecidas a família MUCHAIA.

V. Necessidades e Desafios:
O Projeto EBENÉZER precisa da sua ajuda para sustentar e suprir as necessidades desse projeto: – adotando uma criança por apenas R$ 50,00 (cinquenta reais) ou U$.30 (trinta dolares) mensalmente.

1. Cozinha – O Projeto EBENÉZER ainda precisa de ajuda com equipamentos diversos: gás, fogão, freezer (para a conservação dos, etc).

2. Transporte - para a facilitação do trabalho, transporte de crianças e compras de alimento e material.

COMO AJUDAR: Reconhecendo que o Projeto é uma obra de exercício de fé, e depende totalmente de de Deus, por isso confiamos que Ele levantará seu povo para abraçar essa causa, através das orações e contribuições financeiras. A nossa oração e desejo é contar com a sua ajuda “Não perca de ser abençoado juntamente conosco - "Levando a alegria e a esperança ao coração das crianças”
__________________________

PRINCÍPIOS E REGULAMENTO 

DO CENTRO EBENÉZER

                       
                          
          Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá. Salmos 27:10
 
 I. DEFINIÇÃO, LOCALIZAÇÃO E DURAÇÃO:

 Centro Ebenezer do Macurungo (C.E.M.) é uma instituição Social, Educacional e filantrópica sem fins lucrativos, voltada ao Atendimento, Acolhimento, Assistência e educação à crianças órfãs, carentes, desfavorecidas e vulnerável. Localizado no Bairro do Macurungo, cidade da Beira na Província de Sofala – Moçambique. O CEM terá duração por tempo indeterminado.

II. REPRESENTAÇÃO: O Centro Ebenézer é representado por pessoas físicas e jurídicas, nascidas de novo de várias denominações evangélica e com uma visão missionária e social que atuam de forma voluntária. Esta representação é denominada de Conselho do Centro Infantil Ebenézer composta de 5 pessoas (Presidente, Secretario, Tesoureiro e duas vogais), que possuem competências e poderes administrativos e de fiscalização. Servem de conselheiros e supervisores do trabalho do Centro.

III. PARCERIA: Para o desenvolvimento, manutenção e suprimento das necessidades do Centro Infantil Ebenézer, contamos com apoio de três grupos de pessoas:

  1. Direção Executiva – Equipe de trabalho: (Diretor, Professores-Educadores, Cozinheiros, Guarda, Zelador e Voluntários) – São pessoas que trabalham diretamente com as crianças do CEM de 2ª Feira a 6ª Feira das 7h.30 as 17h.30, levando o amor, a educação, preparando e servindo alimento, cuidando, fortalecendo espiritualmente (Oração e Ensino da palavra) as Crianças do Centro.

  1. Mantenedores: Pessoas que cooperam de forma voluntária e fiel para suprimento das necessidades do Centro através de ofertas e contribuições financeiras. Nessa área contamos com ajuda da Good News Trust - GNT e Missão Mãos Estendidas - MME (e seus aliados, exemplo: Missão Cristã Portuguesa em Jersey) desde 2009. 
  1. Cooperadores: APEC (treinamento da equipe de professores), Direção do CEM (Conselheiros) e Direção Provincial da Mulher e Ação Social (Departamento do governo) – que trabalha para questões legais (registro, regulamentação, vistoria e seminários de capacitação), para um bom funcionamento do trabalho social em Moçambique.

IV. FUNCIONAMENTO: As atividades do Centro Infantil Ebenézer, funcionam no período DIÚRNO, das 7h.30 às 17h.30, obedecendo a seguinte programação:

1.      Devocional – Oração e estudo da Palavra
2.      Alimentação – Café da manhã (Pequeno almoço) e almoço
3.      Reforço Escolar (acompanhamento pedagógico, e explicação)
4.      Aconselhamento
5.      Atividades recreativas (jogos diversos de educação física e de socialização)
6.      Atividades profissionais: Arte (Desenhos e Pinturas) Corte e Costura, Crochê, bordado, Culinária, Carpintaria, Informática, Aulas de Inglês, etc.
7.      Visitação Domiciliar e Evangelismo as famílias das Crianças

PROGRAMAS E ACTIVIDADES ESPECIAIS E PROFICIONALIZANTES
Aos sábado oferece actividades manuais para as adolescentes (meninas) - "APRENDENDO COM AS MÃOS" (Programa Evangelizando através do Trabalho Manual), essa atividade envolve adolescentes do Centro de 12 anos de idade em diante. Futuramente vamos estender para os adolescentes (meninos) e as sua mães (para as mães e as meninas vamos ensinar a culinária, corte e costura, etc) e para os rapazes, também curso de corte costura, carpintaria, etc.

Nos Domingo funciona o "PAC" Programa Amigo das Crianças e Adolescentes, que tem o proposito de Evangelizar e Discipular Crianças e Adolescentes da comunidade na Palavra de Deus, e as crianças tem oportunidade de brincar, socializar e gozar os seus direitos, cerca de 300 crianças são alcançadas semanalmente, através desse programa.


V. FINALIDADES:
  
  • O Centro Infantil Ebenezer [a], tem finalidade de acolher, assistir e atender crianças carentes, órfãs e desfavorecidas de 6 a 14 anos de idade, num regime aberto, nas seguintes áreas: 
1.      Educação: dar assistência e acompanhamento pedagógico às crianças (reforço escolar), contribuir e participar na boa educação moral, social e na integração sócio-cultural das crianças menos favorecidas e garantir um futuro promissor das mesmas.

2.  Área Social – Oferecer alimentação, aconselhamento psicológico, apoiar na medida do possível com material escolar, roupa, etc; criar um ambiente aberto, amistoso entre as crianças através de jogos e brincadeiras de socialização e de coordenação motora, etc.

3.  Área Espiritual (Evangelização) – Através do ensino da Palavra de Deus, levar o amor de Deus e a Esperança em Jesus Cristo ao coração das crianças, formar o caráter de Cristo na vida das crianças, despertar valores morais e sociais, assim como uma atitude e comportamento positivo e aceitável na sociedade, de modo que a criança viva no seu interior um amor verdadeiro e reflita aos seus semelhantes e à sua pátria (identidade e espírito patriótico, social e integral).

4.  Área Desportiva, Recreação – Através do programa de desenvolvimento do desporto infantil e KidsGame. (atividades esportivas) - Através de jogos e brincadeiras, a criança seja capaz de expressar sentimento, emoções, pensamentos, desejos, necessidades.

5.  Atividades vocacionais – Profissionalização, Facilitação e formação profissional (Informática, Arte, Carpintaria, culinária, Corte-Costura, Musica, etc).

VI. PRINCÍPIOS E VALORES:

  1. Criar um ambiente favorável e acolhedor para as crianças.
  2. Criar vínculo social e amistoso entre o centro, a criança e a família.
  3. Criar seu enquadramento social através de uma educação saudável que desperte aspectos positivos na sua conduta e comportamento.
  4. Contribuir na formação e desenvolvimento físico, moral, social, intelectual, psicomotora e espiritual da criança.
  5. Trabalhar e empenhar-se na defesa da causa das crianças e os seus direitos.
  6. Despertar e motivar a criança a viver uma vida de valores morais e sociais.
  7. Motivar a criança a desenvolver seus talentos e inspirações
  8. Dar acompanhamento moral, educacional (pedagógico), cultural social às crianças
  9. Transmitir amor e princípios morais de modo que a criança seja motivada a respeitar, a amar sua pátria, seus semelhantes e ao seu criador (Deus).
  10. Trazer a esperança ao coração da criança através do ensino da Palavra de Deus.

JUNTOS PELA CAUSA DAS CRIANÇAS


ª Centro Infantil Ebenezer – Good News School – Uma instituição Social e Filantrópica sem fins lucrativos - Fundada aos 11 de Junho de 2011
  _________________________


VIII. TERMO DE RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO DO EDUCADOR DO CENTRO EBENÉZER.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo o Senhor é que estais servindo” Col.3:23.24

Entendo e conheço o meu trabalho no CEM, como um trabalho missionário o qual o Senhor me chamou e me confiou para levar o seu evangelho as crianças, por isso me comprometo a exercer fielmente esse ministério de ensino com amor e temor a Deus, o Senhor da Seara, farei tudo na confiança, na direção, na dependência e na submissão dEle. Rogo a Ele que me capacite e me ajude no cumprimento das minhas responsabilidades que me são confiadas que o caráter de Cristo em mim formado reflita-se na vida das crianças e sirvam modelo de vida nos seus lares e famílias. Amem.

Buscarei sempre a ajuda de Deus:

1.      A ser exemplo na aparência, na maneira de falar, nos relacionamentos e estarei pronto a apoiar as recomendações e orientações da Direção do Centro Infantil Ebenézer.

2.      A preservar os princípios bíblicos e do Centro Infantil Ebenézer para a formação pessoal, social, e espiritual da criança.

3.      Desenvolver-me e aperfeiçoar-me através da leitura e estudo da Palavra de Deus, treinamentos e capacitação para essa área.

4.      Aplicar à disciplina necessária a criança, com amor, com firmeza, de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro Infantil Ebenézer, baseadas na autoridade que me foi confiada pelos pais, encarregados de educação e as que estão plasmadas na lei e no estatuto dos direitos das crianças, da Direção da mulher e Ação Social.

5.      Dar prioridade em minhas responsabilidades ao calendário de atividades do Centro Infantil Ebenézer, comparecendo sempre no horário e cumprindo de forma fiel as minhas obrigações e compromisso com o Centro – (Reuniões de planificação, Seminários de capacitação, datas especiais, etc.).
 6.      Cumprir e respeitar o horário de entrada e de saída nas minhas atividades do Centros, procurando sempre chegar antes das crianças e sair depois delas.

7.      Comunicar a direção do Centro com antecedência, a necessidade da minha ausência por motivos de saúde e ou de emergência.

8.      Fazer e organizar meus planos de aulas diários, semanais e mensais. Apresentar a Direção do Centro caso for necessário ou solicitado.

9.      Acompanhar e avaliar o desenvolvimento social, físico, espiritual, pedagógico da criança, mantendo em ordem o processo de informações e acompanhamento do aluno.

10.  Zelar por todo o material que estiver na sala de aula e ou no recinto do Centro.
11.  Manter os problemas do trabalho, da direção, dos alunos, das famílias e dos colegas confidenciais (mas conhecidos a Deus através da oração), isto é manter sigilo-profissional, deixando apenas conhecidos e intervenção de Deus através da sua soberania e as pessoas de direito, as que estejam envolvidas, na solução e resolução do caso, evitando assim o espírito de fofoca, calunia e falso testemunha (...).

12.  Estar disposto a me esforçar e ajudar no que for possível para que o Centro funcione de forma eficiente para alcançar o seus objetivos e Deus seja glorificado.

Assinatura do Educador:____________________________________ Data:_______/______/20____
 __________________________

IX. TERMOS CONTRATUAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

O CENTRO INFANTÍL EBENEZER (C.E.M.), representado pelo Presidente (o nome) e o Conselho Diretivo, a seguir designados como o CONTRATANTE e o/a (nome do funcionário), designado/a como CONTRATADO/A; Celebram entre eles o presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, regido pelas seguintes CLAUSULAS:

1ª CLAUSULA
POSIÇÃO E OBRIGAÇÕES DO TRABALHADOR

O trabalhador exercerá as funções de (indicar o tipo de trabalho), cabendo-lhe as tarefas e responsabilidades constantes da descrição de trabalho a anexar neste contrato, de que constitui parte integrante. O trabalhador desempenhará as suas funções no Centro Infantil Ebenezer, cito no 8º Bairro-Macurungo, cidade da Beira, Província de Sofala-Moçambique.

O trabalhador compromete-se a assumir e cumprir as normas de atividade e de funcionamento do C.E.M. (Centro Infantil Ebenezer), bem como manter uma condigna conduta e testemunho cristão.

2ª CLAUSULA
DURAÇÃO E VALIDADE DO CONTRATO

O presente contrato de prestação de serviços é valido por um (01) ano, a partir de Janeiro a Novembro, data em que termina automaticamente, podendo se renovar por mais um período igual se não haver oposição na sua renovação por qualquer das partes.

3ª CLAUSUA
SALARIOS

O trabalhador receberá o salário mensal de (indicar o valor a receber, consoante a categoria), baseado no salário mínimo aprovado e fixado pelo governo de Moçambique.

Qualquer alteração salarial sobre aumento ou redução por motivos de crise econômica que venha a afetar o Centro será anunciada no processo ou no acto de pagamento de salário e/ou de forma previa, através de reunião aberta ou de uma carta circular.

4ª CLAUSULA
OS BENEFÍCIOS DO TRABALHADOR

FÉRIAS – O trabalhador terá direito de trinta (30) dias uteis de férias laborais (coletivas) no mês de Dezembro (de 5 de Dezembro a 5 de Janeiro) , logo no 1º ano de trabalho efetivo ou não, seguindo-se nos anos subsequentes. As férias anuais não serão contadas na base do tempo de trabalho. Serão consideradas como férias sem salários, isso por falta de verba e orçamento para o mês de Dezembro.

DOENÇAS – Todas as ausências motivadas por doenças devem ser comunicadas a direção no primeiro dia. Se a doença prolongar por mais de 3 dias uteis, serão consideradas justificadas mediante a apresentação do atestado medico, no dia que o trabalhador reiniciar o trabalho.
  
5ª CLAUSULA
RESCISÃO DO CONTRATO

 O Centro Infantil Ebenezer, através do seu representante, tem o direito de rescindir o presente contrato de trabalho baseando-se nos seguintes fatos que constituem justa causa:

  1. O não ou fraco desempenho das tarefas por si incumbidas. 
  1. Conduta imprópria, incluindo violações graves de disciplina de acordo do regulamento funcional interno do Centro, em aditamento à aquelas prescritas na lei do trabalho que dão azo a uma rescisão imediata do presente contrato.
  1. Razões econômicas a decisão tomando pelos parceiros do Centro, que afete financeiramente e conseqüentemente o cumprimento desse acordo.
  1. Abandono do lugar – ausência do trabalho por mais de 15 dias sem comunicação previa a direção do Centro. Darão direito de rescisão do presente contrato por abandono do lugar (sair do trabalho antes do horário de saída), sem antes ter comunicado ou ter licença da direção do Centro.
  1. A rescisão unilateral do contrato, de qualquer das partes envolvidas (contraentes), fora dos casos considerados de justa causa, carecerá de um aviso prévio por escrito com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da recepção da comunicação.
6ª CLAUSULA
CONDIÇÕES DO CONTRATO

HORARIO DE TRABALHO: O período de trabalho está de acordo do local e as facilidades do trabalho. O trabalhador deverá ser responsável pelo seu tempo, dado que está naquele lugar para servir ao Senhor. No caso do Centro o horário de entrada é 7h.30 e saída 15h.30, mas o centro continuará aberto à serviço das crianças das 15h.30 às 17h.30, para isso far-se-á uma escala para prorrogação de tempo de trabalho (esse tempo de serviço será contado com horas extras).

Qualquer alteração ou emendas desse contrato, tanto como das descrições do trabalho. Devem ser por escrito e com pleno conhecimento e acordo das duas partes (o contratante  e o contratado).

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: Quaisquer contencioso entre o trabalhador e o Centro será, resolvido fraternalmente (amigável), internamente (em primeira instância), caso ambos não cheguem ao um consenso, poderá se recorrer ao Conselho Diretivo do Centro e caso, nesse não encontrarem consenso, servir-se-á as instancia competentes (como 3ª instância).

CASOS OMISSOS: Os casos omissos nesse contrato serão tratados sempre que possível por comum acordo, entre o contratante e o contratado.
  

Beira, aos ___/____/20____


O Contratado                                              O ontratante
______________________                        ______________________

 __________________________

X. OBJECTIVOS DO C.E.M. NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolver uma educação de modo que as crianças possam ser motivadas e desenvolvam as seguintes capacidades:
  
1.      Proporcionar e dar acompanhamento às crianças carentes e menos favorecidas uma educação de qualidade.

2.      Investir na evangelização, discipulado e integração das crianças

3.      Despertar conhecimentos sócio-culturais, que transmitam valores morais e sociais.
4.      Usar as diferentes linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) para expressar sentimentos, idéias de modo a compreender e ser compreendida.

5.      Desenvolver uma imagem positiva na criança, atuando de forma independente, com confiança nas suas capacidades e percepção de suas limitações.

6.      Despertar conhecimento progressivo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidar do seu corpo, saúde e bem estar.

7.      Estabelecer vínculos afetivos do adulto para crianças vice-versa. Fortalecer sua auto-estima, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

8.      Estabelecer relações sociais entre crianças e seus semelhantes, aprendendo continuamente a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidades e diferenças

9.      Desenvolver atitude e cultura de ajuda e colaboração.

10.  Observar e saber explorar o ambiente com atitude de curiosidade e sentir se integrante, dependente e agente transformador e da conservação do meio ambiente.

11.  Criar um ambiente social e harmonioso para todos

12.  Através de jogos e brincadeiras, a criança seja capaz de expressar sentimento, emoções, pensamentos, desejos, necessidades.

                                  
JUNTOS PELA CAUSA DAS CRIANÇAS DO C.E.M. !



ª CEM - Centro Ebenézer de Moçambique - Uma instituição Social e Filantrópica sem lucrativos
Fundada aos 11 de  Junho de 2011
__________________________

VIII. TERMO DE RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO DO EDUCADOR DO CENTRO INFANTIL EBENEZER.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo o Senhor é que estais servindo” Col.3:23.24

Entendo e conheço o meu trabalho no CEM, como um trabalho missionário o qual o Senhor me chamou e me confiou para levar o seu evangelho as crianças, por isso me comprometo a exercer fielmente esse ministério de ensino com amor e temor a Deus, o Senhor da Seara, farei tudo na confiança, na direção, na dependência e na submissão dEle. Rogo a Ele que me capacite e me ajude no cumprimento das minhas responsabilidades que me são confiadas que o caráter de Cristo em mim formado reflita-se na vida das crianças e sirvam modelo de vida nos seus lares e famílias. Amem.

Buscarei sempre a ajuda de Deus:

1.      A ser exemplo na aparência, na maneira de falar, nos relacionamentos e estarei pronto a apoiar as recomendações e orientações da Direção do Centro Infantil Ebenézer.

2.      A preservar os princípios bíblicos e do Centro Infantil Ebenézer para a formação pessoal, social, e espiritual da criança.

3.      Desenvolver-me e aperfeiçoar-me através da leitura e estudo da Palavra de Deus, treinamentos e capacitação para essa área.

4.      Aplicar à disciplina necessária a criança, com amor, com firmeza, de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro Infantil Ebenézer, baseadas na autoridade que me foi confiada pelos pais, encarregados de educação e as que estão plasmadas na lei e no estatuto dos direitos das crianças, da Direção da mulher e Ação Social.

5.      Dar prioridade em minhas responsabilidades ao calendário de atividades do Centro Infantil Ebenézer, comparecendo sempre no horário e cumprindo de forma fiel as minhas obrigações e compromisso com o Centro – (Reuniões de planificação, Seminários de capacitação, datas especiais, etc.).

6.      Cumprir e respeitar o horário de entrada e de saída nas minhas atividades do Centros, procurando sempre chegar antes das crianças e sair depois delas.

7.      Comunicar a direção do Centro com antecedência, a necessidade da minha ausência por motivos de saúde e ou de emergência.

8.      Fazer e organizar meus planos de aulas diários, semanais e mensais. Apresentar a Direção do Centro caso for necessário ou solicitado.

9.      Acompanhar e avaliar o desenvolvimento social, físico, espiritual, pedagógico da criança, mantendo em ordem o processo de informações e acompanhamento do aluno.

10.  Zelar por todo o material que estiver na sala de aula e ou no recinto do Centro.
11.  Manter os problemas do Centro, da direção, dos alunos, das famílias e dos colegas confidenciais, isto é em sigilo, restritos ao ambiente ou aos terceiros, deixando apenas as pessoas de direito e os que estejam envolvidas na solução e resolução do caso, evitando assim o espírito de fofoca, calunia e falso testemunha.

12.  Estar disposto a me esforçar e ajudar no que for possível para que o Centro funcione de forma eficiente para alcançar o seus objetivos e Deus seja glorificado.

Assinatura do Educador:____________________________________ Data:_______/______/20____

 __________________________


X. OBJECTIVOS DO C.E.M. NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolver uma educação de modo que as crianças possam ser motivadas e desenvolvam as seguintes capacidades:

1.      Proporcionar e dar acompanhamento às crianças carentes e menos favorecidas uma educação de qualidade.

2.      Investir na evangelização, discipulado e integração das crianças

3.      Despertar conhecimentos sócio-culturais, que transmitam valores morais e sociais.

4.      Usar as diferentes linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) para expressar sentimentos, idéias de modo a compreender e ser compreendida.

5.      Desenvolver uma imagem positiva na criança, atuando de forma independente, com confiança nas suas capacidades e percepção de suas limitações.

6.      Despertar conhecimento progressivo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidar do seu corpo, saúde e bem estar.

7.      Estabelecer vínculos afetivos do adulto para crianças vice-versa. Fortalecer sua auto-estima, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

8.      Estabelecer relações sociais entre crianças e seus semelhantes, aprendendo continuamente a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidades e diferenças

9.      Desenvolver atitude e cultura de ajuda e colaboração.

10.  Observar e saber explorar o ambiente com atitude de curiosidade e sentir se integrante, dependente e agente transformador e da conservação do meio ambiente.

11.  Criar um ambiente social e harmonioso para todos

12.  Através de jogos e brincadeiras, a criança seja capaz de expressar sentimento, emoções, pensamentos, desejos, necessidades.

                                   
JUNTOS PELA CAUSA DAS CRIANÇAS DO C.E.M. !



ª Centro Infantil Ebenezer – Good News School – Uma instituição Social e Filantrópica -11 de  Junho de 2011
 _________________________

  XI. CEM - CENTRO EBENEZER DE MOÇAMBIQUE

 1. Nossa Visão - Transmitir e levar o amor de Cristo ao coração das crianças e Adolescentes órfãos e carentes, participar e contribuir na educação, formação e integração na sociedade, despertar valores morais, éticos e sócio-culturais 

2. Nossa Missão - Acolher, Assistir e Ajudar Crianças e Adolescentes órfão e carentes, Levar a Esperança e o amor de Cristo ao coração dos mesmos, integrá-la no corpo de Cristo e na sociedade.
__________________________

PARA MAIS INFORMAÇÕES OU PARA DOAÇÕES:

Tabonga, Takuta, Kina xukuro, Kinnathamala, Kanimambo, thank you very much, “Muito obrigado”
   

0 comentários:

 
CEM - CENTRO EBENÉZER DE MOÇAMBIQUE • Rua 1.786, 8º Bairro, Beira, Moçambique - África
Contatos: (+258) 2336.2493 ou 8444.0111 • E-mail: centro.ebenezer1@gmail.com


Copyright 2010 • Powered by BloggerBlogger Templates created by DeluxeTemplates.net
Wordpress by WpthemescreatorBlogger Showcase